Premiere Combate

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Grão Mestre Nam Ho Lee - 9º DAN

GRÃO MESTRE NAM HO LEE - 9º DAN

O que falar de um Grande Mestre de artes marciais quando ele representa tudo àquilo que os livros, filmes e histórias passam a todos os amantes de artes marciais pelo Mundo.

Profissional dedicado, integro e honrado chegou ao Brasil na década de 1970 para difundir a arte marcial de seu país natal, a Coréia do Sul, o que muitos desprezam é que os coreanos ficaram décadas sob domínio japonês sem poder divulgar sua cultura ao Mundo, por isso só ouvíamos falar em Karate e Judô pelo Mundo.

Mestre Lee sempre buscou ensinar a seus alunos a arte marcial na sua essência, que contribuiria na formação do homem como um todo e não somente um atleta, o que vemos hoje.

Sempre seguiu os ensinamentos e passos de seu Mestre, o Grão Mestre Kim Soon Bae 10º Dan, ao mesmo tempo impunha aos alunos uma rígida disciplina e hierarquia pelo simples motivo de sua formação militar na Coréia, fato até pouco tempo conhecido por poucos de seus discípulos e que iremos mostrar em nosso site.

As barreiras do idioma e cultura não foram grande empecilho para o Mestre Lee alcançar o respeito e admiração de seus alunos e daqueles que o conheceram, porém como todo ser humano sempre existiram alunos, professores e mestres que não gostavam de sua postura neutra com relação à política e competições no Taekwondo.

Sempre ouvíamos nosso sábio Mestre falar que não existe diferença no Taekwondo, que se quiséssemos ser um grande atleta tínhamos que nos tornar grandes conhecedores da arte marcial que praticávamos. Na verdade a sua preocupação era a continuidade da arte marcial que ele foi forjado, como aprendizes que eram seus discípulos não conseguiam entender as palavras do Mestre, porém hoje compreendemos o que ele queria nos dizer.

Suas palavras visavam o futuro do Taekwondo que vemos hoje, com os Jogos Olímpicos e Pan Americanos ajudando a difundir o Taekwondo no Mundo, porém se esquecendo os ensinamentos da arte marcial. Muitos, como o Instituto, trabalham para resgatar o Taekwondo como arte marcial.

Sabemos que nosso Mestre esta olhando nosso trabalho de onde ele estives e que sempre estaremos lembrando seus ensinamentos, honrando e respeitando sua vontade de difundir a arte marcial que ela tanto amava.

Grão Mestre Nam Ho Lee o senhor sempre estará presente onde quer que seus alunos se encontrem.

Breve Currículo do nosso patrono:

Nome : NAM HO LEE
* 20/09/1952 - † 06/01/2006
Cidade: SEOUL - CORÉIA DO SUL

Fonte:http://www.institutolee.com/Patrono/index.php

domingo, 10 de maio de 2009

Grão Mestre Ji Han Jae 지한재 - 池漢載


Ji Han Jae (Chi Hon-tsoi) nasceu em Andong, Coréia do Sul em 1936. aos três anos (1939) fugiu com sua família para China, deixando a ocupação da Coréia. Depois da guerra (1945) o coreano Ji foi liberado juntamente com sua família para voltar seu país de origem.
Hoje em dia mestre Ji é um dos mais altos cargos do Hapkido Mundial e fundador da Sin Moo Hapkido.

Formação

Ele começou sua formação em tempo integral na arte do Yu Kwon Sul ( 유권술- 柔拳術 )Hapkiyusul (합기유술) em 1949,Com a idade de 13 anos sob a direcção de Choi Yong Sul. Ji continuou treinado com Choi Yong Sul até 1956, ele viveu ao lado da casa do mestre Choi e freqüentou suas aulas Yawara, Ji disse que as aulas foram muito duras, mas ele suportou para sua formação. Após vários anos Choi nomeou Ji como seu primeiro assistente, e foi premiado como faixa preta Yu Kwon Sul. Quando se mudou para Seul, a fim de abrir uma escola de autodefesa no capital da nação. Ji Han Jae se formou nos antigos métodos de artes marciais coreanas, conhecido como Sam Rang Do Tek Gi (삼랑도택기) por um homem chamado Taoista Lee. Acredita-se que ele formou mestre Ji em meditação, bastão longo "Jang-Bong” (장봉), bastão curto "Dan-Bong”(단봉), e os chutes de Sam Rang Do Tek Gi .

Hapkido

Em 1959 Ji Han Jae combinou todos os seus conhecimentos marciais e começou a ensinar o que seria o Hapkido.
Muitas pessoas consideram Ji Han Jae-se o fundador do Hapkido, enquanto outros irão crédito seu professor, Choi YongSul, que refere a sua arte como Yawara () ou Yu Kwon Sul ( 유권술- 柔拳術 ). Acreditase que foi Ji que começou a utilizar o nome Hapkido para as técnicas que ele estava ensinando naquele momento. Bok Sub Suh, o primeiro estudante de Choi, porém afirma em uma entrevista 1980 que foi Jung Moo Kwan que primeiro utilizou o termo para se referir à arte, assim como o símbolo da águia para representar a arte. Independente, muito do currículo e as técnicas que hoje são associadas ao hapkido são fortemente marcado por mudanças que foram implementadas por Ji Han Jae e seus altos estudantes.

Uma das mudanças mais significativas na arte, que foi o trabalho de Ji Han Jae ocorreu em conjunto com Kim Moo Hong (também conhecido como Kim Moo Woong ou Kim Moo Hyun) que também era um estudante de Choi Yong Sul. Depois de estudar com Choi, Kim foi para um templo budista e aprendeu alguns chutes da arte de lá. Ao viajar para Seul, em 1961, ele viveu e treinou com Ji, por um período de oito meses e, em conjunto com ele, finalizou o currículo de técnicas de pernas para hapkido usando os chutes que tinha aprendido, nenhum dos quais faziam parte do sistema originalmente ensinada por Choi Yong Sul.

além disto Ji Han Jae originamente da Sung Moo Kwan compartilhou espaço com as pessoas formados em outras artes, incluindo ocidentais boxe. Ji e os seus alunos mais graduados desenvolveram táticas para lidar com as técnicas de boxe, Tang Soo Do, taekwondo e judô , agregandoas no currículo do hapkido.

O grande promotor da arte

Deixando a cidade de Taegu para sua cidade natal de Andong Han Jae Ji, em 1956 abriu sua primeira escola, a An Moo Kwan (안무관), usava o nome da arte de Yu Kwon Sool (유권술) neste momento. Seus primeiros estudantes a partir deste período foram Tae Kwon-Man (que ensina Na Califórnia hoje), Yu Yong-Wu, e Oh Se-Lim (atual presidente da Korea Hapkido Federation).

Após menos de um ano em 1957 ele decidiu se mudar para Seul, a capital nacional. Lá ele fundou a Sung Moo Kwan (승무관 ), que passariam a uma influente "Kwan"(), ou escola de hapkido, que produziu um grande número de professores de importância na arte. Seu primeiro aluno foi Hwang Duk-Kyu (fundador da The Korea Hapkido Federation (대한합기도협회 - 大韓合氣道協會)) seguido pouco depois por Myung Kwang-Sik (fundador da World Hapkido Federation( 세계합기도 협회 ) Kim Yong-Jin, Jung Won Sun (2007-aposentados ensinada em Rockford, Illinois) e outros. Em 1958 estudantes Bong Soo Han (fundador da Federação Internacional de Hapkido), Choi Mar-Oh (segundo homem a ensinar hapkido os E.U.) e Myung Jae Nam (Fundador da a Coreia Hapki Federação, a Coreia baseada Federação Internacional de Hapkido e Hankido(국제연맹합기회 - 國際聯盟合氣會). Foi em torno deste tempo que Ji começou a usar o nome 'hapkido "de promover a arte, reduzido a partir do original' Hapki Yu Kwon Sool"(합기유권술 - 合氣柔拳術) nome empregado na primeira escola executado por Choi Yong Sul e Suh Bok Sub em Teagu em 1951.

Em 1961, Kim Moo Hong veio visitar Ji e eles desenvolveram muitas das táticas de chutes na conhecida arte.

Organizações

Em 1963, Han Jae Ji foi membro fundador da primeira tentativa de criar uma grande organização que incluiria hapkido. Chamado a Korean Kido Association (Daehan Kido Hwe (사단법인 한민족 합기도 무술협회)) Choi Yong Sul foi eleito o primeiro presidente titular com as organizações primeira Constituição foi da autoria de Ji, Choi e Kwon Jang. Seu objetivo era promover artes marciais à rede pública de ensino, agentes policiais e funcionários do governo. Ji foi muito útil na organização deste grupo porém Choi nomeou outro de seus principais estudantes, Kim Yoon Jung, para uma posição alta na organização, gradativamente diminuiu A influência do Mestre Ji.

Ji tinha recebido uma posição como instrutor hapkido para a guarda presidencial na Casa Azul, e ele se tornou, assim, familiar com Park Jong-Kyu, o chefe das forças de segurança para o país. Insatisfeitos com a falta de entrada no Daehan Kido Hwe, com conexões políticas e um crescente apoio dos estudantes, a sua Sung Moo Kwan, ele decidiu formar sua própria organização da Kore Hapkido Association (Daehan Hapkido Hyub Hwe (대한합기도협회)). Kim Woo-Joong, o presidente da Daewoo Corporation, foi eleito o primeiro presidente da KHA.

Mais tarde, em 1973, visa consolidar três das maiores organizações que hapkido tinham crescido ao longo dos anos, ele uniu sua organização com aKorean Hapkido Association, de seus contemporâneos Kim Moo Hong, e a Korea Hapki Association, de um dos seus ex-alunos grauados, Myung Jae Nam, para formar a grande e influente Republic of Korea Hapkido Association (Daehan Min Kuk Hapkido Hyub Hwe).

Política

A fama de Ji Han Jae começou a crescer rapidamente, quando ele começou a ensinar hapkido para a guarda do presidente sul-coreano no Blue House. Em 1979, porém, o presidente coreano, Park Chung Hee foi assassinado por Kim Jae-gyu, chefe da CIA na Coreia, e muitas coisas mudaram.
Após o assassinato do Presidente Park maioria das pessoas que estavam perto do presidente foram demitidas. Inclusive a guarda presidencial e os instrutores de artes marciais e os guarda-costas. Ji foi um dos muitos demitidos.

Oh Se-Lim, um dos primeiros alunos da arte em Ji, foi eleito o novo presidente da República da Korea Hapkido Association. Ele re-baptizada a organização do "Daehan Hapkido Hyub Hwe", uma denominação utilizada em uma das organizações mais antigas do hapkido, que Mestre Ji presidiu e Oh tinha sido um membro fundador da «Coreia Hapkido Federação»(KHF) se tornou o pioneiro na renderização em Inglês do Hapkido .

A Korea Hapkido Federation (대한합기도협회 -大韓合氣道協會)continua a ser uma dos mais influentes organizações do hapkido, já existentes na Coréia hoje em dia. A KHF ainda é controlado principalmente por estudantes do Mestre Ji da Sung Moo Kwan's original.

Fundador da Sin Moo Hapkido

Em 1984, Han Jae Ji mudou-se para os Estados Unidos e fundou Sin Moo Hapkido. Antes de ele sair da Coreia um ex-aluno, Myung Jae Nam chefe da Federação Internacional de HKD, concedeu em homenagem a seu amigo Ji Han Jae o 10º Dan.

O seu título de Mestre Ji agora é DoJu Ji. Dojunim (도주님 / 道主)significa Honoravel fundador ou criador do caminho. Estes termos coreanos são baseados em sistemas de Rank confucionista ( Taoista) (com os mesmos caráteres chineses). Muitas escolas igualmente empregam a terminologia em sua prática.

Estados Unidos

Após Ji mudou-se para os Estados Unidos em breve ele conseguiu reunir um grande número de alunos interessados em aprender hapkido, especialmente Sin Moo hapkido. Até hoje DoJu Ji mistra vários seminários por ano na América do Norte, América Latina e Europa.
Mestre Ji tinha muitas influências políticas. Foi também treinador de arte marcial dos guardas secretos do presidente, da policia coreana, da academia de soldados e da Korean Special Forces. Em 1969, Ji foi convidado pelo governo Americano a ensinar o Hapkido aos guarda-costas do presidente Nixon e aos agentes do FBI.

Filmes

Nos EUA, durante o programa de intercâmbio, Jhoon Rhee (mestre de Taekwondo) apresentou Ji a Bruce Lee, que era um admirador dos conhecimentos do mestre Ji e pediu que fosse seu instrutor. No inicio dos anos 70, Mr Wong, presidente da "Golden Harvest Film Co" (produtora dos filmes de Bruce Lee), contratou o Grão Mestre Jin Han Jae para ser o treinador de artes marciais, conselheiro-supervisor técnico e treinador das estrelas de filmes de artes marciais e ainda trabalhar em alguns filmes como ator. Bruce Lee quis que no filme "Game of Death" (Jogo da Morte) o mestre Ji usasse uma faixa dourada enquanto lutava. Contracenou também com Dan Inosato, Kareem Abdul Jabbar e Bruce Lee. A faixa dourada representaria o mais alto grau alcançável nas artes marciais.Em sua primeira visita aos Estados Unidos, Ji apareceu no filme "Jogo da Morte com Bruce Lee. (Ji opta por não aparecer nos adicionais para a versão 1978 do filme.) Antes ele já tinha feito a sua aparição em um filme chamado HapkidoHeqidao (aka Lady Kungfu), juntamente com Angela Mao.


“Não lutar para vencer, e sim, lutar para não ser vencido.Pois forte e aquele que vence sem lutar,mesmo sabendo que possui poder de vencer lutando.”
( JI HAN JAE )